São Paulo, 19 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

03/12/2016

VW Caminhões e Ônibus investirá R$ 1,5 bi no Brasil


(04/12/2016) – A linha de caminhões e ônibus Volkswagen, desenvolvida no Brasil e distribuída a mais de 30 países da América Latina, África e Oriente Médio, terá um novo ciclo de investimentos no valor de R$ 1,5 bilhão, o maior em sua história. O anúncio foi feito em 1º de dezembro, em Brasília, por Andreas Renschler, CEO da holding Volkswagen Truck & Bus, e por Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America.

De acordo com a montadora, os recursos serão investidos na renovação da linha de produtos, na busca de novos nichos de mercado, na atualização das linhas de montagem da fábrica de Resende (RJ), em inovações e ampliações nos serviços de digitalização e conectividade e na expansão da marca VWCO no mercado internacional. Será o quinto ciclo consecutivo de investimentos no país e também o de maior valor. Os recursos virão prioritariamente dos resultados da própria operação, que confia na recuperação dos mercados latino-americanos.

“Mais uma vez, acreditamos na força da economia brasileira e na importância dos mercados emergentes em nossa estratégia de nos tornarmos líderes globais em caminhões e ônibus. Por isso ontem estive na fábrica de Resende conversando com nossos colaboradores, e hoje me juntei a Roberto Cortes numa visita a autoridades brasileiras na capital do país”, disse Andreas Renschler, em sua terceira visita ao Brasil como CEO da Volkswagen Truck & Bus.

”Só foi possível confirmar mais esse ciclo virtuoso graças às medidas de economia tomadas em conjunto com nossos colaboradores, sindicato, fornecedores e concessionários. Assim podemos enfrentar a crise e trabalhar pela recuperação do mercado", informou Roberto Cortes.

35 anos – Da chegada dos primeiros modelos de caminhões VW 11.130 e VW 13.130 ao anúncio de seu quinto ciclo de investimentos, a MAN Latin America soma 35 anos de uma história de sucesso. Ao longo desse tempo, mais de 870 mil caminhões e ônibus foram produzidos nas fábricas de São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e Resende (RJ). E a linha de produção de motores MAN D08, instalada na MWM em São Paulo, se aproxima das 100 mil unidades.

A linha de produtos mais longeva e com maior volume é a dos caminhões Worker, com quase 430 mil unidades desde suas primeiras versões. Os produtos Constellation, lançados em 2006, já ultrapassam 200 mil veículos. A família de ônibus Volksbus acumula 137 mil chassis, e os caminhões leves Delivery se aproximam das 100 mil unidades.

O mais recente lançamento de uma linha completa de produtos da MAN Latin America ocorreu em 2012, com a apresentação da linha de cavalos mecânicos MAN TGX: mais de 4 mil cavalos mecânicos da marca já passaram pela linha de montagem de Resende. Ao todo, mais de 50 diferentes produtos Volkswagen e MAN estão disponíveis a frotistas e transportadores autônomos.

Além da fábrica de Resende, desde 2004 a montadora mantém uma linha de montagem no México, atualmente sediada na cidade de Querétaro e responsável pela produção dos caminhões e ônibus das marcas Volkswagen e MAN. Na África do Sul, um acordo comercial permite que a MAN Truck & Bus monte em sistema SKD os caminhões e ônibus Volkswagen com direção do lado direito – a marca está naquele país desde 2005, tendo iniciado operações em parceria com a Volkswagen Group South Africa.

Ciclos de investimento da MAN Latin America

1994-1999: construção da fábrica de Resende, lançamento de novos produtos

2000-2005: desenvolvimento dos caminhões Delivery e Constellation

2006-2011: lançamento dos caminhões MAN e tecnologia de emissões Euro 5

2012-2016: desenvolvimento de novos produtos, investimentos em manufatura

2017-2021: novos produtos e serviços, expansão internacional da marca VWCO

A empresa em números

35 anos de operações mundiais

20 anos da planta de Resende

13 anos consecutivos de liderança no mercado brasileiro de caminhões

12 anos de operações no México

11 anos de operações e sinergias na África do Sul

Resende em números

1 milhão de m² de área total

148 mil m² de área construída

100 mil m² no parque de fornecedores

50 mil m² no centro logístico

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.