São Paulo, 28 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

03/12/2016

Estande Temático será um dos destaques da Expomafe


(*) Alfredo Ferrari

(04/12/2016) – Uma das principais atrações das feiras e exposições coordenadas pela Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (CSMF) da Abimaq, o Estande Temático, a partir de 2017, passará a integrar também a Expomafe.

“O Estande Temático nasceu da ideia de mostrar aos visitantes, especialistas ou não da área da manufatura, a importância das máquinas-ferramenta. Sem elas não existiria o mundo de hoje, com tudo que nos cerca, desde um simples lápis a veículos, ensino, saúde, qualidade de vida, aparelhos digitais, máquinas e implementos agrícolas, submarinos, robôs e espaçonaves, pois tudo, tudo realmente, em alguma fase de sua produção, dependeu de uma ou mais máquinas-ferramenta”, explica Hiçao Misawa, membro do Conselho Conimaq da Abimaq, idealizador e coordenador dos Estandes Temáticos.

A partir da escolha do segmento da indústria que será apresentado, a coordenaçãoconvida empresas parceiras para desenvolver, em conjunto com a CSMF, o conteúdo do estande, com a finalidade de demonstrar a capacidade e a importância das Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura para produzir peças utilizadas nos produtos que compõe o segmento da indústria escolhido. Nos diversos eventos já realizados, foram apresentadas peças tais como moldes de injeção, próteses ortopédicas, implantes dentários, rotores, motor e peças de automóveis, componentes para a indústria aeronáutica, eixos de máquinas, carcaças, e até peças torneadas de jogo de xadrez, entre outras. Tudo apresentado através de painéis, vídeos, demonstrações de usinagens em máquinas-ferramenta, robôs e impressoras 3D em ambientes cibernéticos.

O primeiro Estande Temático foi apresentado em 2001. Desde então foram oito criações, a cada dois anos, com os seguintes temas:

– 2001 – “Máquinas-Ferramenta e sua importância”

Como primeiro evento, foi exposta uma série de peças usinadas e estampadas, painéis e vídeos, cedidos por empresas associadas da CSMF.

– 2003 – “Evolução dos meios de transporte”

Parceira: Ford

– 2005 – “Tecnologia com Emoção”

Parceira: Instituto Ayrton Senna (IAS)

– 2007 – “Tecnologia nas Alturas”

Parceira: Embraer

– 2009 – “A Evolução Tecnológica Brasileira – Máquinas para o Desenvolvimento da Qualidade de Vida”

Parceiras: Baumer, Braile Biomédica, Gnatus e Opto Eletrônica

– 2011 – “A Evolução Brasileira das Máquinas-Ferramenta e da Educação Profissional de 1942 a 2011”

Parceira: Senai-SP

– 2013 – “A Excelência do Projeto ao Produto”

Parceira: Senai-SP

– 2015 – “Manufatura Inteligente pela Produtividade”

Parceira: CCM – Centro de Competência pela Produtividade – do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

2017 – Para o próximo ano, a CSMF e a Expomafe estão preparando uma apresentação do Estande Temático que causará enorme impacto nos visitantes, os expositores e as indústrias de um segmento de relevante importância para a população e a economia brasileira.

               ___________________________________________

(*) Alfredo Ferrari é engenheiro mecânico e vice-presidente da Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura da Abimaq. Esta matéria foi elaborada para o canal de conteúdo A Voz da Indústria da Informa Exhibitions.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.