São Paulo, 28 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

05/11/2016

Brasil e Portugal se unem para produzir carros elétricos

(06/11/2016) – Brasil e Portugal irão desenvolver em conjunto um carro movido exclusivamente a eletricidade. Um acordo nesse sentido foi assinado no último dia 1º, na cerimônia de encerramento da 11ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Brasília, que reuniu, dentre outros líderes da comunidade lusófona, o presidente brasileiro Michel Temer e o primeiro-ministro português, António Costa.

O projeto será capitaneado pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu, do Brasil, e pelo Centro de Excelência e Inovação para a Indústria de Automóvel (Ceiia), de Portugal. A data para os veículos começarem a ser produzidos ainda não foi definida.

Para o primeiro-ministro português, o acordo é fruto dos bons resultados dos testes com o avião da Embraer KC-390, desenvolvido pela empresa brasileira, mas que teve algumas partes produzidas em Portugal.

“Hoje não falamos apenas de importação e exportação de petróleo, de carne, de vinho ou de azeite. Também já podemos falar de cooperação técnica e científica ao mais alto nível”, disse Antonio Costa.

Para a Fundação Itaipu, trata-se de uma nova incursão no segmento de carros elétricos, pois, em parceria com diversas empresas, já desenvolveu cerca de 50 protótipos de veículos de tração elétrica total ou parcial. Dois exemplos são o ônibus híbrido fabricado em conjunto com a Eletra e a Mitsubishi (motorização) e a Mascarello (carroceria), e o microônibus Gran Mini, movido somente por baterias.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.