São Paulo, 04 de Dezembro de 2020

  • Empresas

    Kennametal amplia capacidade da fábrica de Indaiatuba


    (09/10/2016) - A Kennametal Brasil irá ampliar a capacidade de produção da fábrica instalada em Indaiatuba (SP). A empresa vai investir basicamente em maquinário para expandir a capacidade de fabricação de ferramentas de PCD em 30% e a de produção de corpos de ferramentas em 20%.

    Marcos Contarini, diretor-geral da Kennametal do Brasil, explica que a linha de produção de ferramentas de PCD está completamente tomada. Em grande parte para atender a contrato de exportação realizado em parceria com um fabricante de máquinas. Já o aumento da produção de corpos e suportes de ferramentas em aço também está ligada à exportação, mas para outras filiais do grupo.

    Hoje, a filial brasileira já exporta vários produtos para outras unidades do grupo. Entre eles, a linha Romicron, ferramentas de metal duro inteiriço, de PCD, cabeçotes de fresas, suportes e corpos de ferramentas. “As exportações representam hoje 10% do faturamento da Kennametal Brasil. Nossa expectativa é dobrar nossas vendas externas ao longo do ano fiscal 2016/2017”, informa, acrescentando que a filial acaba de ser nomeada fornecedora de mais dois produtos para o grupo: brocas de metal duro de canal reto e brocas de três cortes.

    O mercado externo, aliás, é um dos responsáveis pelo aumento de 5% faturamento no primeiro trimestre do ano fiscal, encerrado em setembro. Contarini diz que está contando com as exportações para tornar a operação brasileira lucrativa. Em sua opinião, o mercado interno não deve apresentar grande evolução até o final do ano. “Nossa expectativa é que em 2017 tenha início uma retomada da economia brasileira, mas ainda assim de forma modesta”.