São Paulo, 26 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

24/09/2016

Após 21 meses, produção industrial para de cair


(25/09/2016) – Os dados da Sondagem Industrial, levantamento realizado pela CNI – Confederação Nacional da Indústria, mostram que em agosto, após 21 meses de queda, a produção industrial não recuou na comparação com o mês anterior. Embora a utilização da capacidade instalada permaneça baixa (66%), o percentual é o mesmo de agosto de 2015. Foi a primeira vez desde abril de 2014 que o indicador não caiu na comparação anual.

Considerando as grandes indústrias em separado, os dados são ainda mais favoráveis. Nas empresas de grande porte, o índice de evolução da produção mostra crescimento da produção em agosto frente a julho e o índice de utilização da capacidade instalada entre essas empresas alcançou 71%, percentual superior ao registrado em 2015.

Marcelo Azevedo, economista da CNI, informa que esse resultado se deve, em parte, ao fato de muitas empresas de grande porte serem exportadoras, portanto, não dependendo apenas da demanda interna. E acrescenta ainda o fato de as encomendas de fim de ano terem iniciado em agosto. “Como os estoques estão ajustados, qualquer aumento na demanda, mesmo pequeno, exige um incremento na produção", disse.

Em agosto de 2016, o indicador de evolução da produção registrou 50,8 pontos. O índice ficou acima da linha divisória dos 50 pontos, o que não ocorria desde novembro de 2014. O índice ainda não se afastou o suficiente da linha para se afirmar que houve um crescimento da produção (a distância para a linha divisória é inferior a margem de erro do indicador, 1,0 ponto), mas interrompe uma sequência de quedas na produção que já durava 21 meses.

O índice de evolução do número de empregados, ficou em 46,3 pontos e, permanece abaixo dos 50 pontos. Embora o índice aponte que houve nova queda do emprego industrial em agosto, o ritmo de queda está desacelerando. O índice é o maior desde dezembro de 2014.

Os índices de evolução da produção e de número de empregados variam de 0 a 100 pontos. Valores abaixo dos 50 pontos indicam queda da produção e/ ou do número de empregados. Quanto mais abaixo dos 50 pontos, mais intensa e disseminada é a queda.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.