São Paulo, 26 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

02/07/2016

Fluido de corte diminui torque na usinagem


(03/07/2016) – A Quimatic Tapmatic, fabricante de especialidades químicas, divulgou recentemente os resultados de um teste que compara os efeitos da usinagem realizada com e sem fluido de corte.

Simulando uma operação de rosqueamento, o teste foi feito com equipamento de precisão e comprova que na usinagem com fluido ocorre uma redução de pico de torque (força necessária para rodar ou virar objetos) de cerca de 30% na comparação com o ocorrido na usinagem a seco. Em resumo, 16 Nm com lubrificação contra 24 Nm sem o óleo.

“Essa diferença evidencia as várias vantagens da usinagem com fluido de corte, entre elas menor temperatura durante o trabalho, menor gasto de energia, além do aumento de vida útil de máquinas e ferramentas”, enfatiza Marcos Pacheco, químico Sênior da Quimatic Tapmatic. “Outro diferencial é que a redução de atrito e de temperatura alcançada com o fluido garante melhor acabamento para as peças, sem a necessidade de diminuir a velocidade de corte ou aumentar a rpm.”

A Quimatic Tapmatic utilizou no teste material em aço carbono ABNT 1020, com ferramenta HSS (aço rápido) de canal helicoidal M8 x 1,25mm, em rotação de 280 rpm e velocidade de corte de 7m/min. O fluido de corte escolhido foi o Quimatic 1, óleo integral para todos os metais, exceto alumínio. A empresa possui uma linha completa de fluidos que atendem todos os tipos de materiais e necessidades.

Para mais informações Clique Aqui

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.