São Paulo, 20 de maio de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

25/06/2016

Ergomat: indústria nacional enfrenta sua mais grave crise


(26/06/2016) – “A indústria de transformação brasileira está enfrentando a mais grave crise de sua história, maior até que a de 1982”. Essa é a avaliação de Andreas Meister, diretor-presidente da Ergomat, fabricante de máquinas-ferramenta que está no mercado há 54 anos, 19 deles como empresa nacional.

Para Meister, o maior desafio da indústria de bens de capital hoje é administrar uma situação em que o volume de negócios caiu cerca de 50%, há escassez de crédito e muitas empresas estão fechando as portas. “Nossos clientes enfrentam o mesmo problema que nós”, observa. “Existe uma grande demanda reprimida, mas ao mesmo tempo existe uma grande crise de confiança”.

Diante desse quadro, uma alternativa seria a exportação. Porém, como explica o executivo, este não é um caminho tão simples. “Conquistar ou reconquistar clientes no Exterior é um trabalho difícil, de longo prazo”, afirma Meister, lembrando que sua empresa tem larga experiência no mercado externo e representantes em todos os continentes.

“Durante muitos anos, a Ergomat exportou cerca de 25% de sua produção”, frisa. Porém, essa participação foi caindo ao longo dos últimos dez anos, devido a forte valorização do real frente ao dólar. “Nunca deixamos de exportar, mas nos últimos anos temos exportado volumes menores”. Em 2015, por exemplo, as exportações responderam por 15% do faturamento da empresa.

“Mas nosso principal mercado é o Brasil”, frisa o executivo. “Acredito em uma leve melhora em 2016. A recuperação só deve vir a partir do próximo ano”.

A exemplo de boa parte de seus clientes, a Ergomat também mantem alguns projetos em compasso de espera. “Temos projetos de máquinas novas na gaveta… Assim que o mercado reagir vamos abrir as gavetas”, informa Meister, lembrando que na sua participação na Feimec 2016 a Ergomat não lançou novos modelos.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.