São Paulo, 20 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

28/05/2016

Mark: foco em brocas com pastilhas e furação profunda


(29/05/2016) – Ao longo dos últimos 21 anos, a Mark Ferramentas se especializou na produção de ferramentas especiais de usinagem para diversos setores da indústria nacional. Em particular em dois nichos: brocas com pastilhas intercambiáveis e brocas de furação profunda do tipo BTA.

Thomaz Franco, gerente Comercial da Mark Ferramentas Industrias, informa que em sua unidade fabril no bairro paulistano da Mooca, a empresa produz brocas para todas as pastilhas de furação em metal duro comercializadas no mercado brasileiro. “Produzimos brocas a partir do diâmetro de 12,7 mm para execução de furos que podem chegar a até 7 vezes o diâmetro”, diz. São produzidas ainda brocas de furação profunda do tipo BTA, com cabeça em aço 8640 e corpo em aço 1045, nos diâmetros de 20 a 500 mm; brocas do tipo copo; e brocas para trepanação, nos diâmetros de 60 a 750 mm.

Segundo o gerente, a especialização e o know-how da empresa levaram à conquista de vários clientes importantes no mercado brasileiro, como Embraer, GE, Caterpillar, Krupp, Sifco, Maxion, entre outras.

DESMISTIFICAÇÃO – De acordo com o gerente, as brocas com pastilhas intercambiáveis surgiram na década de 1970, contribuindo para desmistificar o conceito de que a furação era um processo difícil. As brocas pastilhadas, explica, causaram grande impacto positivo na usinagem de furos em comparação com às brocas de HSS, levando à redução dos custos de produção e ao aumento da produtividade.

Franco afirma que essas ferramentas têm de proporcionar níveis satisfatórios de retilineidade, acabamento superficial e tolerância. “Para se chegar a isso com uma broca com pastilhas intercambiáveis e tecnologia standard, a broca tem de ser capaz de proporcionar alta qualidade e bom escoamento de cavacos, com os furos para refrigeração acompanhando o desenho dos canais helicoidais, possibilitando que o espaço para os cavacos possa ser produzido de modo mais profundo em direção à linha de centro da broca”.

Outra característica fundamental, segundo o gerente Comercial da Mark, é que as brocas têm de oferecer perfeita similaridade com as originais fabricadas e importadas para o mercado nacional.

Segundo Franco, o mercado nacional continua bastante instável, mas “a Mark Ferramentas está caminhando dentro das expectativas e otimista. Mesmo sabendo que 2016 será um ano com a economia ainda muito retraída, temos uma perspectiva de crescimento bastante desafiadora”.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.