São Paulo, 28 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

28/05/2016

Cresce a procura por robótica, diz a Yaskawa


(29/05/2016) – “Todas as empresas estão procurando melhorar seus processos de produção. E a robótica é um meio de atingir esse objetivo”, afirma Marcio Fernandes Garcia, gerente de Engenharia de Aplicação da Yaskawa Motoman. “A procura aumenta diariamente”, frisa.

Essa demanda, porém, ainda não se reflete mais concretamente no volume de robôs no parque fabril brasileiro porque a indústria enfrenta várias dificuldades para avançar nesse caminho. Garcia cita os três obstáculos: falta de financiamento, burocracia e tributação.

Garcia explica que para atender essa maior procura a Yaskawa do Brasil criou uma área de pré-vendas, que não para de crescer e, atualmente, conta com 10 engenheiros. “Essa equipe tem sido muito exigida, principalmente para a realização de estudos e projetos. Porém, enquanto em outros mercados 1 em cada 3 projetos são concretizados, aqui apenas 2 em cada 10 se transformam em negócios”.

Outra dificuldade para o avanço da robótica no mercado brasileiro, na visão de Garcia, é a falta de profissionais capacitados, especialmente engenheiros de aplicação. Hoje, a equipe de engenharia da Yaskawa conta com 60 engenheiros, a maioria formada dentro da própria empresa.

Mesmo com esses obstáculos, Garcia diz que a robótica segue em expansão. Em 2015, a Yaskawa Brasil cresceu entre 5 e 10%. Para 2016, a expectativa é de alta de 10 a 15% sobre o ano anterior.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.