São Paulo, 28 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

12/03/2016

OSG patrocina projeto que monitora detritos espaciais

(13/03/2016) – A emissão de detritos no espaço é um problema 100% causado pelo ser humano. O crescente volume de “lixo espacial” (restos de foguetes, satélites não-funcionais, fragmentos de metal etc.) é uma ameaça aos satélites em órbita ao redor da Terra. Para monitorar e coletar dados desses detritos a Astrocale, de Singapura, desenvolveu o projeto IDEA OSG 1, contando com o patrocínio da fabricante de ferramentas japonesa OSG.

A OSG não só está patrocinando o projeto como também produziu peças e componentes do micro-satélite, como a seção do anel da foto acima, em seu centro Global de Manufatura, no Japão. De acordo com a fabricante de ferramentas, “o nosso slogan ‘shaping your dreams’ resume a nossa paixão por novos desafios e o compromisso de ajudar seus clientes a realizar seus objetivos. Com a missão ‘IDEA OSG 1’, a OSG está buscando utilizar o seu know-how e recursos para proteger o meio ambiente espacial, moldando os sonhos das gerações futuras para o espaço”.

O IDEA OSG 1, o primeiro micro-satélite in-situ do mundo, irá coletar e monitorar dados sobre detritos de tamanho submilimétricos na região da LEO (Low Earth Orbit – órbita terrestre baixa). A maioria dos satélites ativos está situada na região LEO, onde também se encontra a maior parte dos detritos espaciais.

O “IDEA OSG 1” está programado para voar acima da faixa de 540-800 km de altitude, em um plano orbital polar à partir de dezembro de 2016. O objetivo do satélite é contribuir para o esforço global no recolhimento de dados-chave das órbitas mais congestionadas. Estes dados serão essenciais para o aperfeiçoamento dos modelos de distribuição de detritos e melhorar a capacidade das naves espaciais na avaliação dos riscos de colisões na órbita espacial.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.