São Paulo, 26 de abril de 2024

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17/12/2015

VW Brasil exporta blocos de motores para a Alemanha


(17/12/2015) – A fábrica da Volkswagen de São Carlos (SP) foi escolhida, entre todas as operações da marca no mundo, para exportar blocos de motores para a produção de propulsores que equipam os modelos Polo e up! na Europa. Até o final deste ano serão enviados para a fábrica de Chemnitz, na Alemanha, 46 mil blocos do motor 1.0l de três cilindros da família EA211. Outros 44 mil já estão previstos para o próximo ano.

“Desde 2012, a fábrica de São Carlos tem recebido investimentos consistentes, que totalizarão aproximadamente R$ 900 milhões até 2018. Os aportes são destinados especialmente à renovação das linhas de produção, para o desenvolvimento de motores cada vez mais inovadores e eficientes”, diz David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil. “A exportação dos blocos de motores à Alemanha é prova da evolução constante em termos de qualidade e tecnologia em nossos processos produtivos, que colocam a unidade de São Carlos entre as fábricas de motores mais modernas e eficientes do Grupo Volkswagen no mundo”.

“Nossa fábrica conta com tecnologia de ponta e profissionais altamente qualificados para produzir os motores globais da marca, em sintonia com os padrões mundiais da empresa”, destaca Andreas Hemmann, gerente executivo da fábrica de São Carlos. A unidade é responsável pela produção dos propulsores das famílias EA111 e EA211 de 1.0l e 1.6l que equipam os modelos Voyage, Saveiro, Saveiro Cross, Fox, CrossFox, SpaceFox, Gol e up!. Em 19 anos de atividades, já produziu mais de 9,5 milhões de motore.

Produção dos blocos – A montadora destaca que os motores da família EA211 demandam rigorosos padrões de qualidade, que são atendidos pela fábrica de São Carlos. Os blocos e os propulsores completos são fabricados em um prédio totalmente estanque, que utiliza antecâmaras em seus acessos. Um sistema de insuflamento gera pressão positiva, que impede a entrada de resíduos, garantindo assim os altos níveis de limpeza no processo produtivo.

Produzido em alumínio, os motores EA211 êem como um de seus diferenciais e principal vantagem o menor peso. Comparado a um motor de mesma cilindrada, mas com quatro cilindros, por exemplo, o EA211 completo é 24 kg mais leve.

O processo de usinagem utiliza o processo MQL (Mínima Quantidade de Lubrificante), reduzindo em 80 vezes a necessidade de água no processo. Além disso, 100% dos cavacos são destinados à reciclagem.

Aumento na exportação de veículos – Além de exportadora de componentes, como é o caso do bloco de motor, a Volkswagen do Brasil também é a maior exportadora de veículos do País, com mais de 3 milhões de unidades enviadas para 147 países. Nos onze meses de 2015, a empresa apresentou crescimento de 27% nos embarques, totalizando 107.092 veículos exportados para mais de 10 países.

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