São Paulo, 27 de abril de 2024

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21/11/2015

ThyssenKrupp cresce mais de 7% no Brasil em 2015


(22/11/2015) – A ThyssenKrupp fechou o ano fiscal (outubro de 2014 – setembro de 2015) com faturamento de R$ 9,9 bilhões no Brasil. Esse montante representa crescimento superior a 7% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Para a companhia, esse resultado é um reflexo da estratégia global adotada nos últimos anos. A empresa confirmou o plano de investir R$ 2 bilhões no Brasil nos próximos cinco anos.

"Assim como em nível global, nossa estratégia de diversificação vem sendo implementada de forma muito bem-sucedida aqui no Brasil”, observou Michael Höllermann, CEO da ThyssenKrupp na América do Sul. “Esse bom desempenho é também consequência da integração e sinergia entre as unidades e a adoção de melhorias operacionais nas fábricas".

O balanço divulgado à imprensa apresenta fatos e perspectivas de cada Área de Negócio da companhia no Brasil. Na Components Technology, por exemplo, os destaques são o anúncio do investimento em uma nova linha automatizada para a produção de virabrequins em Campo Limpo (SP), prevista para entrar em operação em fevereiro de 2016 e que será a primeira linha de usinagem de virabrequins da ThyssenKrupp focada em veículos de passeio. E também o início das operações da fábrica Valvetrain, em Poços de Caldas (MG), que está produzindo eixos de comando de válvula integrados à tampa do cabeçote do motor, na qual foram investidos R$ 60 milhões.

O documento informa ainda que a empresa venceu concorrência de uma montadora para produzir e fornecer globalmente componentes para sistemas de direção elétrica. Para tanto, planeja investir em uma nova unidade no Brasil, que terá capacidade para produzir cerca de 500 mil componentes por ano e com operação prevista para começar em 2018.

Já no segmento de energia eólica, foi concluída a ampliação de sua fábrica de rolamentos em Diadema (SP), que tem como objetivo atender à crescente demanda por rolamentos especiais de grande porte para o setor de equipamentos para geração de energia eólica.

Elevators Technology – Esta área de negócios expandiu a capacidade produtiva de sua fábrica em Guaíba (RS) e aumentou suas exportações no período, principalmente para outros países da América Latina, entre eles Chile, Peru, Colômbia, Argentina, Paraguai e México. Destaque ainda para o lançamento do MAX, solução baseada na tecnologia da "Internet das Coisas" para o monitoramento remoto de elevadores, do MULTI, primeiro elevador sem cabos do mundo, e do ACCEL, esteira rolante de alta velocidade.

Industrial Solutions – Importante foco de crescimento da ThyssenKrupp nos próximos anos, esta unidade de negócios também tem como objetivo a diversificação de sua atuação no Brasil e outros países da América do Sul. Outro foco é a entrada em novos mercados, como o de geração de energia a partir da utilização de fontes alternativas. No último exercício também entrou em operação completa o Service Center, em Santa Luzia (MG), “o mais avançado projeto dedicado à modernização e renovação de equipamentos de processamento para a indústria de cimento, mineração e energia, além de prover a manutenção e suporte ininterruptos”. O local dispõe de uma oficina de alta tecnologia especializada no tratamento de peças de grande porte e complexas para as principais atividades da mineração.

Material Services – Na área de serviços e materiais, a empresa criou a unidade Infrastructure, fortalecendo sua atuação na América do Sul, principalmente em mercados como o de saneamento, construção civil e sistemas de proteção contra catástrofes naturais. Destaque ainda para a ampliação da capacidade produtiva da unidade Autômata, que presta serviços de usinagem de alta precisão para a indústria aeroespacial. Esse investimento tem como objetivo garantir o fornecimento de componentes para a Embraer, usados na fabricação de aeronaves militares como o modelo KC-390 e também a família de jatos comerciais E-Jets E2.

Steel Americas – Considerada uma líder global em termos de excelência operacional e capaz de produzir 5 milhões de toneladas de placas de aço por ano, esta área conseguiu atingir, pela primeira vez, o breakeven de seu fluxo de caixa.

ThyssenKrupp – Com presença em 80 países, a o grupo obteve faturamento global de cerca de 42,8 bilhões de euros no ano fiscal de 2014/2015. Desenvolvendo negócios no Brasil desde 1837, a empresa emprega atualmente mais de 12 mil colaboradores em todas as regiões do País nos segmentos de siderurgia, automotivo, energia, infraestrutura, mineração, cimento, construção civil, química, petroquímica e defesa.

Nova  Marca – Juntamente com o balanço, a companhia divulgou sua nova marca, que apresenta slogan e marca e identidade visual únicos para todas as unidades ao redor do mundo. "Queremos consolidar uma imagem unificada no mercado e ser reconhecidos como uma empresa industrial diversificada, que gera valor agregado por meio do investimento constante em inovação e em novas tecnologias que atendam às demandas atuais e futuras de nossos clientes", comentou Höllermann. No novo logotipo, os selos Thyssen e Krupp, que anteriormente estavam separados, agora formam um único elemento, em letras minúsculas, assim como o novo slogan: engineering. tomorrow. together.

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