São Paulo, 20 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

29/08/2015

Com nova estratégia, Balzers espera crescer em 2015


(30/08/2015) – Ao contrário da maioria das empresas do setor industrial, a Oerlikon Balzers do Brasil tem expectativa de crescimento em 2015. “Enquanto muitas indústrias estão divulgando previsão de queda de até 20, 30%, nosso faturamento é estável, com perspectiva de leve crescimento em relação a 2014”, afirma André Janousek, novo diretor de Operações e Vendas América do Sul.

Janousek conta que assumiu o cargo em abril passado tendo como principal missão abrir novos mercados para a empresa. Até então os produtos e serviços da filial brasileira – que atua no segmento de tratamento superficial e revestimentos PVD – estavam muito concentrados no setor automotivo e seus fornecedores.

Dentro da nova estratégia, a divisão de produtos voltados para Plásticos e Alumínio tem sido fundamental, já que possibilita à empresa penetrar em vários setores, como o alimentício, embalagens, cosmético, de utilidades domésticas, entre outros. Os melhores resultados, e que estão garantindo o bom desempenho neste período de baixa demanda, estão sendo obtidos nos setores médico-hospitalar e de petróleo e gás. “Já estávamos presentes nesses setores, para os quais temos várias soluções. A diferença é que agora ampliamos o foco nessas áreas”, explica o diretor, frisando que a empresa também foi buscar no mercado profissionais de vendas especializados nesses segmentos.

Outro fator que tem contribuído para o bom desempenho da filial nesse momento, de acordo com Luciano Silva, gerente de Operações para a América do Sul, é a estrutura completa que a Oerlikon Balzers mantém no Brasil, com duas unidades em Jundiaí (SP), uma em Caxias do Sul (RS) e outra em São José dos Pinhais (PR). Além dos serviços de revestimento PVD, oferece polimento técnico e espelhado para moldes plásticos, solda laser, tratamento duplex (nitretação + PVD). “Contamos com laboratório com equipamentos de última geração, incluindo um espectrômetro, capaz de identificar, por exemplo, com que tipo de aço um molde foi produzido e oferecer o tratamento adequado”.

O gerente destaca que a Oerlikon Balzers é a líder em tecnologias de superfície, 2,5 vezes maior que o segundo lugar do mercado a nível mundial. “Investimos 4% do faturamento em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e temos o maior centro de desenvolvimento de PVD do mundo, inclusive contamos com um braço desse centro no Brasil para oferecer o desenvolvimento de revestimentos especiais para os clientes sul-americanos”.

INVESTIMENTOS – Janousek conta que a empresa, ainda em linha com a diversificação e expansão da área de atuação, já se decidiu pela vinda de duas novas tecnologias para o mercado brasileiro. Uma delas é a Hard Carbon, revestimento voltado para aplicações de usinagem de alumínio, compósitos e, inclusive, madeira. A outra é a Croma Plus, nova geração de revestimentos à base de oxigênio, voltada para aplicações de extrusão de PVC e conformação a frio.

O diretor não revela os valores, mas adianta que a empresa está fazendo um alto investimento para trazer essas duas tecnologias para o Brasil, o que inclui um novo forno de PVD e o retrofitting de outro, específico para o Croma Plus. Sobre esta última tecnologia, ele lembra que é resultado integração da linha de produtos e serviços da Metco, recém-adquirida pelo grupo Oerlikon.

A empresa também está expandindo sua cobertura do mercado brasileiro. Até aqui, a empresa estava focada no Sul e parte do Sudeste do País. Agora pretende estar presente também nos mercados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e na Região Nordeste.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.