São Paulo, 20 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

01/08/2015

PACE: USP e FEI apresentam protótipo de veículo reconfigurável


(02/08/2015) – Pela primeira vez, o Brasil sediou o Fórum PACE (Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education), programa mundial liderado pela General Motors para o desenvolvimento da educação de engenharia automotiva. O evento foi realizado de 26 a 30 de julho, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Com o tema Rethinking Mobility (Repensando a mobilidade), a 4ª edição do fórum contou com a participação de 350 alunos e professores de importantes escolas de design e engenharia do mundo, entre elas Purdue University (EUA), Tongji University (China), Instituto Politécnico Nacional (México), Art Center College of Design (EUA), TU Darmstadt (Alemanha), Technion Haifa (Israel), Monash University (Austrália), Politécnico di Torino (Itália) e, representando o Brasil, a Poli-USP e a FEI.

Alunos da Poli-USP e de mais quatro universidades estrangeiras apresentaram projeto de veículo reconfigurável e de uso compartilhado para a cidade de São Paulo (SP). Batizado de Opal, o projeto do veículo modelo hatch, de duas portas, amplia a capacidade de passageiros, de três para cinco assentos por meio de atuadores eletrônicos.

“A reconfiguração, ainda uma novidade, consiste em adequar o veículo para mais de uma aplicação, como, por exemplo, transformando o veículo de passageiros em veículo de carga. Esse é um modo de atender demandas específicas e variadas, usando a mesma frota”, explica Marcelo Alves, do Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP.

O time da Poli conta com a participação de alunos da Hochschule RheinMain University of Applied Sciences, da Alemanha, da Howard University, dos EUA, New Mexico State University, dos EUA, e University of Ontario Institute of Technology, do Canadá.

O Centro Universitário da FEI, em parceria com a Universidade Iberoamericana, do México, da Universidade de Porto Rico, de Porto Rico, e da College for Creative Studies, dos EUA, apresentou o protótipo do Revo, equipado com uma sanfona entre a parte da frente e de trás, que permite expandir a cabine e reconfigurar o veículo.

Os projetos têm prazo de dois anos para serem concluídos. Nesta primeira etapa são avaliados os protótipos e projetos do veículo e, na segunda, que ocorrerá no próximo ano, serão analisados o conceito e o alinhamento do projeto aos critérios do programa.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.